Análise de dados: o que é, tipos de análise e como aplicar

author
2 minutes, 45 seconds Read

Sua aplicação é ideal quando é necessário saber “o quê” está acontecendo em tempo real, justamente por isso é um dos tipos de análises mais comuns. Ao analisar esses dados, é possível https://jornaldiadia.com.br/curso-de-desenvolvimento-web-voce-preparado-para-o-mercado-de-trabalho/ constatar as estratégias que funcionaram e os motivos pelos quais elas não deram certo. Assim, cria-se uma fase de aprendizado e um ciclo de melhoria contínua e inovação.

Normalmente, as empresas menores contam com os dois primeiros, enquanto organizações mais avançadas no assunto já utilizam todas as soluções que mencionamos. O próximo passo é a definição das hipóteses e perguntas que serão trabalhadas e devem ser respondidas com a análise de dados. É uma aplicação que envolve um pouco mais de conhecimento em diferentes teorias de análise, como regressão estatística, teoria da probabilidade, entre outros. Basicamente, a análise preditiva de dados busca determinar se, estatisticamente, há probabilidade de determinado evento acontecer.

Análise de dados: o que é, tipos e como gerar resultados em marketing através dela

Para quem desejar aprofundar o conceito, vale conhecer também a análise preditiva, que enxerga os dados dentro de uma espiral histórica e busca prever os resultados futuros. Tudo a partir do mapeamento de padrões escondidos em conjuntos de dados, capazes de dizer algo útil e relevante sobre uma área específica da empresa — como o comportamento de um grupo de clientes, por exemplo. Quando se faz a análise de dados é fundamental ter uma hipótese que explique o que está acontecendo.

Inclusive, a regulamentação também vem acompanhando essas mudanças, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é um exemplo disso. A análise descritiva tem como objetivo descrever e compreender eventos em tempo real. Indica-se esse tipo de análise para, por exemplo, projetar comportamentos futuros do público e do mercado. Elas também geram grandes bases de informações seguras, protegendo os dados em migrações de sistemas, e facilitam a análise. Um e-commerce precisa entender sua taxa de abandono de carrinho, deve saber de onde vêm os consumidores, além de outras informações.

Análise descritiva

A análise de dados é a habilidade de decifrar os segredos escondidos nos números. Imagine cada dado como uma peça de quebra-cabeça, ansiosa para compartilhar sua história. Este processo envolve coletar, Por que bootcamp de programação vai te fazer um profissional melhor? purificar e interpretar dados para desenterrar valiosos insights. Escolha a Oracle e você terá uma plataforma única e integrada que combina a Oracle Analytics com o Oracle Autonomous Database.

  • Empresas que estão dispostas a crescer precisam conhecer os seus resultados a fundo.
  • Análise de big data é o processo de encontrar padrões, tendências e relações em conjuntos de dados grandes.
  • Uma das ferramentas mais populares para análise de dados é a planilha eletrônica, como o Microsoft Excel e o Google Sheets.
  • Em suma, é importante escolher a ferramenta certa para a tarefa em questão, e o conhecimento e uso eficaz dessas ferramentas podem ser cruciais para o sucesso de uma análise de dados.
  • A partir disso, decisões mais adequadas são tomadas de acordo com as expectativas.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *